Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

A trilha PHP no TDC São Paulo 2015

tdc2015sp-data-e-local
Hoje, sábado dia 25/07/2015 tivemos o encerramento do TDC São Paulo 2015 que teve mais uma vez a sua trilha PHP com curadoria da comunidade phpsp. Foram 6 palestras, 3 mini-palestras, muito conteúdo interessante e muito networking. Eis aqui o resumo do dia!

TDC São Paulo 2015 - Keynote de Abertura
O keynote de abertura trouxe a grande surpresa do Pedrinho, um garoto de 14 anos que já programa (e muito!) já há alguns anos. Possui mais de 5 jogos lançados, fez um app de gerenciamento de caixa para a mãe costureira e de gestão de carros e serviços pro lava rápido do pai. Fez um app para que os professores de sua escola possam enviar tarefas para os alunos e hoje quer fazer um app para avisar quando o transporte escolar estará perto da casa do aluno para que ele não perca tempo (segundo ele de programação) esperando a van na rua. Um bom exemplo de que programação não tem idade nem restrição. PEDRINHO MONSTRO.

 

TDC São Paulo 2015 - Trilha PHP Palestra 1A trilha de PHP começou quente, o Marcel Gonçalves dos Santos (@marcelgsantos) abordou um assunto interessante e muitas vezes renegado e até mesmo visto com um certo preconceito: Programação Funcional em PHP.

A palestra abordou os paradigmas de programação, programação funcional e conceitos relacionados (funções de primeira classe, funções de alta ordem, funções puras, estados, imutabilidade e recursão), programação funcional em PHP, lazy evaluation, map, reduce e filter, funções parciais, memoization e currying, bibliotecas e projetos em PHP com foco em programação funcional, vantagens e desvantagens do paradigma, comparativos com outras linguagens e o futuro do PHP em relação a programação funcional.

 

TDC São Paulo 2015 - Trilha PHP Palestra 2

Na sequencia os “irmãos” Rodrigo (@royopa) & Rogério (@RogerioPradoJ) Prado de Jesus que não só falaram das Certificações disponíveis no mercado PHP, com ênfase para as da Zend mostrando dados da quantidade de certificados no Brasil e particularmente nos estados brasileiros. Ainda fizeram demonstrações de perguntas e pegadinhas que existem nas provas ao resolver algumas questões ao vivo com ajuda do público.

 

Já de barriga devidamente cheia foi a hora das três mini-palestras, com Cleiton Fermino falando sobre os Filters no PHP, mostrando quais são os tipos de filtros existentes e detalhando suas funções e dando exemplo da utilização de cada um deles, o Rodrigo “Pokemaobr” Cardoso apresentando os primeiros resultados da pesquisa que pretende mapear o Mercado de Trabalho para Elefantes (programadores PHP) em todo o Brasil com divisões por faixa salarial, requisitos para contratação, ferramentas utilizadas, experiência, entre outros e ainda tivemos o Leonardo Tumadjian expondo o PHP Freakshow, uma demonstração dos recursos estranhos, esquisitos e raros que são encontrados em muita bibliotecas muito utilizadas, códigos que levam a perguntas do tipo “como fizeram isso?”.

 

TDC São Paulo 2015 - Trilha PHP Palestra 4Depois dessa maratona foi a vez do Levi Ferreira falar de Deployment de Aplicações PHP com Capistrano 3, com detalhamento de como criar as tarefas, gerenciar múltiplos ambientes e servidores contando o case da publicação de mais de 24 máquinas que foi reduzido de 3 horas para apenas 5 minutos com essa técnica.

 

TDC São Paulo 2015 - Trilha PHP Palestra 5
Após um pequeno coffee break, foi a hora do Júlio de Lima palestrar com o tema De Unitário a Aceitação: Automatizando Testes com Codeception, falando do conceito de teste de unidade, testes de integração e testes de aceitação e a automação destes tests e como analisar os resultados. Foi feito ainda um demo hands-on de como criar os testes no Codeception.

 

TDC São Paulo 2015 - Trilha PHP Palestra 6Chegou a hora do Mario Rezende falar de SOLID & Patterns: Bom Design em Orientação a Objetos, demonstrando os conjuntos de princípios e padrões que podem ser utilizados no design do software dando ao desenvolvedor uma visão mais ampla no uso do OOP. Foram respondidas de forma bem interessante perguntas como: O que é “Bom Design” em OO? Os princípios do SOLID? O que é “Design Pattern”? Como SOLID e “Patterns” se relacionam?.

 

TDC São Paulo 2015 - Trilha PHP Palestra 7E o sétimo slot de palestras do dia foi no anfiteatro, no Stadium, e não poderia tratar de outra coisa a não ser o PHP7. Estamos há menos de 4 meses da data planejada para o lançamento e o TDC foi o evento oportuno para o Bruno Ricardo Siqueira abordar justamente disso: PHP7: Melhor e Mais Rápido falando da evolução da linguagem nos últimos anos e tratar do futuro. Evoluções na engine, novas sintaxes, alterações no lançamento de erros, marcação de tipos escalares, tipo de retorno de funções e muitas outras novidades que propiciarão, sem dúvida alguma, uma revolução nas ferramentas produzidas em PHP e para o PHP.

Com o fim das palestras, veio o encerramento oficial e o sorteio de brindes, prêmios, etc. Um imenso agradecimento a toda a comunidade PHP que se destacou muito pela participação em todo o evento, sendo a trilha mais comentada nas redes sociais e o grupo mias marcante no auditório durante o encerramento. Muito obrigado e parabéns a toda a comunidade!

Para celebrar mais um grande evento e continuar a conversa e networking o jeito foi ir tomar uma cerveja.

TDC São Paulo 2015 - After

Até o próximo evento, até o TDC São Paulo 2016!

Abraços

Tags:

Sobre João Paulo

Santista roxo. Assistente de Sobrinho Jr. metido a CIO, CTO e a coisa toda. Sabe de nada mas acha que entende de alguma coisa. Fã e entusiasta de futebol, código aberto, PHP e elePHPants.

Mais posts de .