Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Automatizando tarefas com composer

Por em em Artigos

Neste post não irei entrar muito a fundo em como o composer trabalha com scripts, pois a documentação do composer é muito rica nas explicações você pode ver isso aqui. Se você leu meu post anterior deve imaginar que sou louco por automatização (risos).

Mas irei fazer uma pequena demonstração de como o composer pode facilitar sua vida automatizando tarefas como por exemplo coisas que você faz antes de um commit ou coisas do tipo.

Não delongando muito, o composer disponibiliza uma tag scripts e também alguns eventos como pre-install-cmd. post-install-cmd entre outros, você pode ver isso mais detalhadamente quando esses eventos são disparados, e outras coisas mais nesse link.

Mas você pode também criar scripts personalizados, abaixo você pode ver um exemplo simples:

composer.json

Com esses comandos definidos no composer.json podemos executá-los:

Simples, os dois primeiros comandos irão ser executados separadamente. Já o terceiro é um alias para os dois primeiros, no caso irá executá-los um em seguida do outro.

Imagino que com esse overview você já tenha pensado em milhares de coisas que você pode fazer com seus projetos que usam composer. Espero ter ajudado, ou pelo menos ter criado uma curiosidade para você querer aprender mais sobre isso.

Você também pode ver esse post no meu blog no seguinte link: https://reisraff.github.io/