Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Como o PHP evolui?

Por em em Artigos

Já parou para se perguntar como que o PHP evolui? Quando me refiro ao PHP falo da linguagem em si e não tanto do ecossistema ao seu redor (frameworks, comunidades, empresas e eventos).

O que faz o PHP “andar pra frente”, ganhar novas funcionalidades e tudo mais são os core developers (desenvolvedores da linguagem) e eles fazem as mudanças baseados no resultados das RFCs.

Isso leva ao comentário “Ok João, e o que são essas RFCs?”. RFC é uma sigla para “Request for Comments” (requisição para comentários) mas eu prefiro chamar de “Request for Changes” (requisição para mudanças) e explico no final o motivo.

RFC é o formato de sugestões que a comunidade PHP adotou há tempos para reger tanto a comunidade como a linguagem. Por meio de RFCs questões internas são resolvidas e mudanças na linguagem são propostas.

Uma RFC começa pela discussão da ideia de uma forma ampla na lista de e-mail “PHP Internals” (http://php.net/mailing-lists.php) e, depois de um período de discussão, com a ideia já mais madura uma RFC é finalmente criada. Essa RFC deve contextualizar a mudança, explicar seus impactos e, muitas vezes, já conta com o código necessário para implementar a sugestão. Embora não obrigatório o código é visto com bons olhos já que demonstra o total conhecimento da linguagem, sua implementação, da sugestão e seus efeitos.

Com a RFC criada começa a votação sobre sua adoção ou não. Todos os membros da comunidade com karma suficiente para votar podem (e devem) exercer seu direto e selecionar se a mudança deve ou não ser adotada.

Julgo que Request For Change (requisição para mudança) faz mais sentido como nomenclatura pois mostra ao que de fato esta sendo feito. Mudanças são sugeridas e não apenas comentários. Embora os dois termos tenham seus prós e contras.

De uma forma rápida, tem karma quem contribuiu com a linguagem de alguma forma. Mais sobre isso num futuro artigo. =)

É possível acompanhar quais são as RFCs “em atividade”, aquelas que estão em votação para as próximas versões do PHP e acompanhar aquelas que fizeram parte das versões anteriores em https://wiki.php.net/rfc.

Se você trabalha com PHP e depende da linguagem para “pagar as contas” é sempre interessante saber como que ela funciona, como que ela evolui e estar atento para o que esta por vir.

Abraços,
Até a próxima.

Sobre João Paulo

Santista roxo. Assistente de Sobrinho Jr. metido a CIO, CTO e a coisa toda. Sabe de nada mas acha que entende de alguma coisa. Fã e entusiasta de futebol, código aberto, PHP e elePHPants.

Mais posts de .