Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Conhecendo e contribuindo para o Respect/Validation

Por em em Artigos

O que é o Respect

Agora é hora de muito respeito, vamos falar da melhor e mais impressionante ferramenta de validação já feita, então, Respect por favor!

O Respect já é um projeto muito maduro e conhecido, e está nos principais veículos de mídias especializadas do brasil e do exterior como no SitePoint, PHPArch, Zurb, iMasters entre muitos outros.

Respect\Validation – #testfest2015

Recentemente, o phpsp promoveu o #testfest no Centro de Treinamentos Novatec, onde pudemos criar teste para o microframework Respect\Validation.

Estavam no evento caras de alto gabarito e nível técnico, entre eles o criador e arquiteto chefe do projeto @alganet, o @henriquemoody, engenheiro core commiter do projeto entre outros membros do phpsp.

Lá tivemos a oportunidade de aprender diretamente com os responsáveis do projeto, como programar com o respect utilizando as boas praticas e como contribuir para o mesmo.

Quais os pré-requisitos ?

Primeiramente é muito bom já ter uma certa familiaridade com o framework, se não tiver não tem problema, o @henriquemoody produziu um excelente documento onde explica passo a passo como funciona o framework, do nível básico ao ninja.

Vamos codar? – Teste Unitário

Vamos escrever testes usando esta classe de exemplo “IntType”, onde verifica se o que está sendo passado é um inteiro.

Dentro do projeto validation, temos o diretório testes/unit/Rules/, é aqui que criaremos um teste unitário para testar a classe acima chamado de IntTypeTest.php
Neste teste, podemos estender de phpunit as funcionalidades que iremos utilizar a seguir.
Como precisaremos verificar se um determinado dado é um inteiro válido, precisaremos de uma fonte de dados, para ver se a validação realmente funciona.
Para isto o phpunit nos oferece o @dataProvider, onde podemos implementar dados para teste da função.

Vamos codar? – Teste Integração

Depois de escrever teste unitário, devemos escrever um teste de integração.


A idéia deste post não é esgotar o assunto, mais propositalmente, deixar um desejo de “quero mais”, se este for o seu caso e quiser se aprofundar no assunto e começar a contribuir, veja alguns itens mais avançados na apresentação realizada no dia do evento.

Sobre marcosptf

Eng. de Software e batera freelancer nos finais de semana.

Mais posts de .