Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

PHP Experience 2015

Por em em Artigos

Republicação do artigo original:

CDd0PL-WgAMSCyT.jpglarge

Salve!

No Sábado de 25 de Abril aconteceu o PHP Experience 2015. Sendo a segunda edição do Intercon PHP, neste ano o evento começa a tomar vida própria a partir do seu principal evento organizado pelo iMasters. Mas o que é o PHP Experience?

 

Uma nova experiência em eventos PHP. Estamos indo para a 10ª edição do PHP Conference Brasil, que aliás tem um novo site, e estávamos carentes de eventos da comunidade no primeiro semestre. Com esse intuito o iMasters em parceria com o PHPSP montou algo novo em se tratando de conferências: um espetáculo com conteúdo de alto nível para a comunidade.

Tudo começou ainda no ano de 2014 com a convocação do Cal Evans, Paul Jones e Erika Heidi. Sim, uma brasileira de destaque fora do país assim como aconteceu com o Guilherme Blanco no Intercon PHP. Depois foi o convite para os destaques nacionais como Augusto Pascutti, Alex Piaz e Erick Tedeschi, entre outros que vou detalhar adiante – todos escolhidos a dedo, com o melhor conteúdo para apresentar em suas especialidades. Óbvio que a escolha do local também conta e o Hotel Renaissance atendeu o evento como uma luva com enorme área para expositores e um auditório/teatro de fazer inveja.

Já sobre o evento em sí: se você não foi, imagine Cal Evans falando sobre os simples passos de como se tornar de fato um desenvolvedor profissional – parte de seu livro Going Pro. O Paulo Victor apresentando DDD na prática, seguido por uma divertida entrevista do Elton Minetto com o Ivan Rosolen, Ivo Nascimento e Luiz Cobucci. Sim, já foi um início de tirar o fôlego, seguido de um relato do Augusto sobre o (bom) uso do Shell (apesar do nome da palestra) e o Erick falando sobre segurança em APIs e JWT. Após o almoço (sim, tem mais) rolou um combo sobre APIs: o Gaigalas voltou a ativa com os passos em direção à glória do REST e o Piaz arrematou o assunto com uma excelente abordagem no desenho de APIs. Na sequencia a Diana abordou o ciclo (tortuoso) de desenvolvimento até chegar ao TDD e a Erika mostrou os pormenores na entrega e desenvolvimento de aplicações com Ansible e Vagrant. Café, pois todos nós precisamos. Para fechar o dia o Gabriel mostrou, acho que mais do que na prática, como podemos usar Ratchet e WebSockets em PHP (que ainda deve buzinar!). E, finalizando as palestras, o Paul subiu ao palco para mostrar como “rejuvenescer” aplicações legadas, aquelas que torcemos o nariz só de falar. E para fechar como um evento do PHPSP, nada como um PHP+Pub ali, ainda no hotel.

Fiz algumas participações ao longo do evento, mas não sou nada em um palco que conta com a presença do Bernard de Luna e do Edson Mackeenzy, os apresentadores do evento. Essa dupla (dinâmica) mandou muito bem na apresentação e deu o tom de espetáculo, que sempre foi o objetivo do evento.

Aqui faço alguns agradecimentos: ao time iMasters, pela organização e cuidado especial que tiveram com nosso sonho de comunidade; aos palestrantes e apresentadores que fizeram de fato O SHOW com direito a buzinaços, sorteios, risadas e muita descontração e conhecimento. Mas se tem uma entidade que precisa ser agradecida é o público – o enorme teatro do hotel ficou pequeno perto de tanta gente – e eu vejo a comunidade PHP nesse público – todos os feedbacks, interações sociais, comentários e a participação o tempo todo – o evento não seria nada sem essa comunidade fora de série.

Obrigado a todos por fazer uma comunidade muito feliz. E por nos dar bastante material para trabalharmos no próximo ano.

Se você estava no evento, comente aqui suas impressões e o que espera para 2016. Não foi? Em breve postarei aqui.

PS.: esqueci de creditar, mas a foto é do @leonardorifeli. Valeu!

Tags:

Sobre Duodraco

CTO da Agrosmart, Ativista e Co-criador do PHPSP (sim, não foi criado por uma pessoa só), Palestrante nos principais eventos de tecnologia do país, Articulista da revista iMasters, Mantenedor do Drakojn, Evangelista opensource, Desenvolvedor de Software e de Pessoas.

Mais posts de .

  • robert diego de jesus

    Muito bacana, espero conseguir participar de algum evento de vocês. Os vídeos serão disponibilizados no youtube?