Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Relato Darkmira Tour 2016 – O evento que ama comunidades e que é amado por elas

Darkmira Tour 2016

O que falar desse evento que mal conheço mas já considero pacas?

Nos dias 18, 19 e 20 de março a capital federal recebeu, em uma de suas principais universidades, a Universidade Católica de Brasilia, um dos maiores eventos de PHP do Brasil. Foram 3 dias de muito conteúdo técnico, workshops, networking e comunidades.

Iniciando pelo dia 18, onde tivemos workshops com grandes nomes do PHP Mundial. Pela manhã Ari Stopassola Jr mostrou um roteiro de estudos para o exame Zend Certified Engineer (PHP 5.5) enquanto Frédéric Dewinne mostrou como melhorar continuamente seus projetos PHP com as ferramentas PHP corretas. À tarde Fabrício Lopes Sanchez mostrou o Azure para desenvolvedores PHP e Cyrille Grandval mostrou como hackear sua aplicação para implementar uma melhor segurança. Os alunos da UCB contaram também com um workshop especial com o Alessandro Feitoza, “Programando com PHP enquanto come Rapadura”, onde puderam conhecer o básico do PHP e quão importante é a linguagem para o desenvolvimento WEB.

Dia 19 começamos bem. Pela manhã tivemos o credenciamento que ficou por conta do pessoal do PHPDF e do PHPSP, e dos Elephpants PHP7 em cima da mesa do credenciamento.IMG_0622

Logo em seguida o keynote do Cal Evans intitulado “Going Pro”.IMG_0699

Após a apresentação do Cal Evans, Pokemaobr falou meia dúzia de besteiras e falou também sobre o projeto da pesquisa do mercado de trabalho para programadores PHP. E então todos foram para o coffee break, que estava espetacular.

IMG_0922IMG_1024

Depois do coffee. Matheus Marabesi mostrou como automatizar suas tarefas utilizando o phing enquanto Diana Arnos falou sobre sistemas distribuídos e PHP. Logo após foi a hora do Maykel Braz potencializar a qualidade do código e o Boina (Wellington Silva) mostrar o conceito 12 factor app melhor com Docker.

IMG_2265-001

Tivemos então o almoço na universidade, que era bom a um preço justo. Uma das vantagens de Brasília.

Na volta do almoço o pessoal se reuniu para falar sobre comunidades. Alguns dos membros ativos das comunidades de todo o Brasil (mais de 15 representadas no evento) explanaram sobre a vida em comunidade, os eventos que organizam, qual estado representam, entre outros aspectos.

Continuando com as palestras Leonn Leite falou sobre Behat, o framework BDD para PHP, enquanto Paulo Rezende declamava os 15 mandamentos do bom programador. Seguido por Thiago Dieb e “A ilusão das referências, explorando as vulnerabilidades dos tutoriais sobre desenvolvimento seguro” e Ciro Vargas com “Performance em aplicações PHP: do browser ao SO”. Obviamente seguido por aquele coffee break esperto que ninguém é de ferro.

IMG_1876

Para fechar o primeiro dia de palestras Lenon Leite mostrou como os .gov.br estão vulneráveis, enquanto Daniel Archer mostrou como aplicar o SOLID com PHP7.

IMG_1806

Logo após as comunidades novamente se reuniram, dessa vez no palco principal. Cada um contou um pouco da sua história como comunidade e o que estão pensando para o futuro. Depois Rodrigo “pokemaobr” Cardoso mostrou os resultados da pesquisa de mercado de trabalho PHP e também da pesquisa realizada durante o evento.

IMG_1893

Então, o pessoal discutiu onde seria o “pós evento”. Os palestrantes e alguns outros membros de comunidade tinham alugado uma casa para passarem os dias de evento, e, acabou que o local escolhido para essa integração foi a casa. Foi sensacional. Pessoal de todo Brasil fazendo network, pulando na piscina (zoeira, só o pokemao e o Cyrille tiveram essa coragem). Comendo pizza e bebendo. Tocando sofrência a noite toda… Realmente épico. Isso que é comunidade!!!

GOPR0754

No domingo, 20 de março, o dia começou com Rafael Dohms mostrando “A journey into your Lizard Brain”, seguido do delicioso coffee break.

IMG_1923

Continuando tivemos Ariana Kataoka & Paulo Rezende mostrando na prática a revolução dos middlewares com Zend Expressive e o Bruno Neves pegando carona no command bus. Logo após Daniela Pitta mostrando como testar sua aplicação PHP através de TDD e Anderson Casimiro com o case Agrosmart – Cloud e IoT conectando plantações.

IMG_2285-001

Então, chegou a hora do almoço que ninguém é de ferro. As palestras voltaram com Thamara Hessel com Git, saia do básico e Sergio Vilar enfrentando o docker em ambientes de desenvolvimento. Seguido de Anisio Neto com PHP em Projetos Acadêmicos e Osvaldo Daibert “Como containers, micro serviços e a nuvem estão mudando o modelo de desenvolvimento de software”. E… mais um coffee break que ainda contou com um workshop de arduíno :)

Para fechar o dia e esse evento maravilhoso Yves Toupe mostrou como criar um VPS seguro para suas aplicações PHP e Jefferson Santos questionou “Iae, como vai ser WordPress? Está seguro?”. No final das palestras todos se reuniram no palco principal. E a festa ficou por conta de Cyrille Grandval, Frédéric, Pokemaobr e Helena Samirez. Vários brindes foram sorteados pelos patrocinadores, organização e comunidades. Elephpants do PHP7 jogado para o pessoal alvoroçado. Depoimentos emocionados e um desfecho maravilhoso para esse evento.

IMG_2111

Cyrille, queremos mais Darkmira Tour esse ano :) Esse evento foi épico. É isso que a comunidade PHP do Brasil merece.

G0100843

Sobre pokemaobr

Analista Devops @ Plus-IT Consulting @ Matemático de formação, programador de paixão. Carioca, que mora em Campinas e evangelista PHPSP da Capital (e de Campinas também). Teve a vida baseada em comunidades. Poker, tibia, mIRC, PHP, JS e tantas mais. Sonha em ser humorista de stand-up (mas tá difícil)

Mais posts de .