Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Relato sobre o 5º Seminário Locaweb PHPSP

No último dia 30 de janeiro aconteceu em São Paulo o 5º Seminário Locaweb PHPSP, evento resultante de uma fusão entre o PHPSP + Locaweb, que teve duas edições na própria sede da Locaweb e os Seminários Locaweb, realizados em diferentes estados brasileiros em parceria com outras comunidades e sobre temas diversos.

5º Seminario Locaweb PHPSP

A organização do evento começou em agosto de 2015, com a ideia de realizar um evento em parceria com o PHPSP, maior do que os anteriormente organizados, a Locaweb nos procurou para um evento que deveria ser realizado ainda em 2015 na Bienal de São Paulo, um marco turístico da cidade localizado dentro do Parque do Ibirapuera, porém eram poucas as opções de data até o fim daquele ano, muitas delas coincidindo com feriados, o que reduziria a participação do público, após algumas negociações entre PHPSP, Locaweb, e Fundação Bienal ficou decidido que o evento seria realizado no dia 30 de Janeiro.

Começou então a curadoria de conteúdo, após diversas conversas online entre os evangelistas do PHPSP ficou decidido fazer um evento focado em temas novos e diferentes e investir fortemente na interatividade do evento, com base nessas diretrizes começamos a selecionar conteúdos e palestrantes dentre aqueles que já estavam na nossa lista e convidar palestrantes que ainda não estavam nessa lista, mas que sabíamos que poderiam agregar conteúdo extremamente relevante para o evento.

Enquanto isso a Locaweb corria com a organização do espaço, coffee break, arquitetura do evento e parte técnica, para garantir que o evento ocorresse da melhor forma possível.

Com a grade e o tema definidos passamos então a desenvolver a aplicação de interatividade do evento, com base em uma apresentação anterior do Gabriel Couto na PHP Experience utilizando Reveal.js e WebSockets começamos a criar uma aplicação onde os palestrantes pudessem desenvolver seus slides com áreas de interatividade para que fossem acessados pelos participantes durante o evento.

Durante esse tempo ainda tivemos alguns imprevistos, com a proximidade do carnaval a CET resolveu bloquear o acesso pelo portão 3 do Parque do Ibirapuera no dia do evento para a passagem dos blocos de rua de São Paulo, isso poderia dificultar bastante o acesso dos palestrantes, então a Locaweb disparou um e-mail para todos os inscritos avisando das alterações e sugerindo rotas alternativas e estacionamentos próximos. Mas novamente um dia antes do evento a CET mudou os horários dos bloqueios e complicou ainda mais as coisas.

Não havia mais o que fazer além de torcer para que todos conseguissem de alguma forma chegar ao evento. Então chegou o dia do evento, por conta dos problemas com trânsito e estacionamento os participantes tiveram problemas já esperados de acesso e o evento começou com um pouco de atraso.

Na abertura procurei ser o mais sucinto possível para não atrasar ainda mais, junto o Cássio e o Kemel falamos um pouco sobre os eventos já realizados do PHPSP em parceria com a Locaweb, o Cássio falou um pouco de como essa parceria começou e eu agradeci a presença de todos e o apoio da Locaweb, expliquei como funcionaria o aplicativo de interatividade do evento e prosseguimos então para a primeira palestra do dia.

Abertura

O Marcel Santos abriu as palestras do evento com sua sempre elogiada palestra de Programação Funcional em PHP, um tema que é bastante recorrente nas comunidades de JavaScript por exemplo porem ainda pouco conhecido da comunidade PHP, como sempre foi uma ótima apresentação do Marcel, seguida por algumas dúvidas.

Marcel - Programação Funcional em PHP

Ao final da apresentação do Marcel fizemos sorteios de algumas camisetas e brindes, também usando a aplicação interativa de palestrar, através de um slide especialmente preparado para isso eu pude sortear entre todos aqueles que estavam conectados na aplicação e o nome do vencedor do sorteio era exibido da tela e uma mensagem era exibida no device do sorteado.

Sorteio

Enquanto o slide de sorteio era preparado o Gabriel explicou como foi desenvolvida a aplicação de interatividade, quais tecnologias foram utilizadas e como todos poderiam contribuir com ela no Github do PHPSP. E a maior surpresa do evento foi saber que graças a essa aplicação de interatividade o Leonardo, um dos participantes do evento que é deficiente visual pode acompanhar os slides usando seu celular com auxilio de um leitor de tela. Confesso que isso aconteceu totalmente por acaso, mas foi fantástico.

Dando continuidade ao evento, e em sua primeira palestra em um evento aberto ao público, o Edson falou um pouco sobre Arquitetura Orientada a Eventos numa apresentação bem descontraída e interativa, no final do evento ele me confessou que estava um pouco nervoso por ser sua primeira palestra, mas em nenhum momento isso transpareceu para o público e a apresentação também foi ótima seguida de mais uma seção de perguntas.

Edson

Em seguida o Nickolas iniciou sua apresentação sobre “React além dos Websockets” e demonstrou como fazer uso dessas tecnologias para criar aplicações totalmente dinâmicas e não bloqueantes em PHP terminando com uma demonstração de Robô para automatizar tarefas de mouse e teclado através de uma aplicação para controlar o jogo Tíbia.

Nickolas - React além dos Websockets

Nesse momento subi ao palco novamente para dar mais alguns avisos sobre o almoço, que também foi um pouco complicado pois existem poucas opções de restaurantes e lanchonetes próximas e algumas delas estavam fechadas por conta do fechamento do acesso ao parque. Por isso tivemos mais alguns minutos de atraso no retorno.

Retorno esse que aconteceu com a palestra do Ivan sobre Json Web Tokens, tecnologia que promete revolucionar a troca de informações a segurança de aplicações web, o Ivan mostrou como funciona um token, como criar tokens e integrá-los a sua aplicação, e ainda deu exemplos de bibliotecas que estão utilizando essa tecnologia de forma inovadora.

Ivan - Json Web Tokens

Em seguida o Daniel falou sobre PSR7 e Middlewares, começou explicando como funciona o protocolo HTTP e como todos os frameworks possuíam abstrações diferentes para o protocolo e prossegui mostrando como a PSR7 pode impactar beneficamente na interoperabilidade entre os frameworks através do uso de middlewares.

Daniel - PSR7 e os Middlewares

Depois todos os participantes foram bem tratados com um excelente Coffee Break, enquanto isso eu já ajudava a preparar a próxima atração do dia, mantendo o foco de interatividade começou o painel só de mulheres, onde Ariana, Thamara, Diana, Juciellen e Gabriela, essa última direto de Londres, falaram sobre diversos assuntos como Testes de Software, Frameworks e Microframeworks, Diversidade na Tecnologia, Integração Continua e Deploy e PHP7.

Painel com Mulheres

Para finalizar as palestras o Diego falou sobre automatização de casas com PHP, mostrou um pouco de Arduíno e como trabalhar com ele, falou um pouco de websockets e finalizou com um show de luzes no palco controladas pela plateia, levando a interatividade ao nível máximo.

Diego - Automatização de Casas com PHP

​No encerramento mais sorteios, incluindo o Sorteio de um ElePHPant do PHP7, camisetas, mochilas e outros brindes, com todos os evangelistas do PHPSP e a equipe da Locaweb presentes no palco agradecendo a presença de todos os participantes. Mas não terminou por aí, depois do evento muitos participantes se reuniram em um bar próximo para terminar o dia com muita conversa e networking e claro que algumas comidas e bebidas mantendo a tradição dos Pubs do PHPSP.

Encerramento

E para finalizar esse post eu gostaria de agradecer imensamente todos os membros do PHPSP, especialmente o Gabriel, que me ajudou imensamente a fazer com que a aplicação funcionasse sem nenhum problema durante todo o evento, inclusive apagando alguns incêndios durante o desenvolvimento, ao Marcel por ter também contribuído com a aplicação e ter cuidado das redes sociais do PHPSP durante o evento, todos os palestrantes e evangelistas do PHPSP que em nenhum momento negaram ajuda quando essa foi solicitada e em muitas vezes ajudaram em coisas que eu nem mesmo me lembrava que tinham que ser feitas. Ao Cássio, Kemel, Raquel e toda a equipe da Locaweb por mais uma vez fazerem essa parceria incrível entre Locaweb e PHPSP funcionar.

O Rafael Dohms, acredito que se referindo à participação em uma conferência, postou o seguinte tweet.

Esse tweet reflete também a sensação de participar da organização de um evento desse porte, muitas vezes me senti completamente acabado fisicamente, praticamente virei algumas noites na preparação de algumas coisas e realmente agora preciso de algumas férias, mas essa foi sem dúvida uma das experiências mais recompensadoras de toda a minha vida, espero que todos que estiveram presentes tenham saído com a mesma sensação e que possa ver todo mundo novamente em breve.

Enquanto isso todos podem continuar acompanhando o trabalho do PHPSP nas nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Meetup e avaliar as atividades do evento no Joind.in.