Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Silex + Respect\Relational – Uma boa dupla

Por em em Artigos

Silexrespect

Fala galera, beleza?

Nesse artigo vamos falar um pouco a respeito de dois importantes projetos pra comunidade PHP, um deles é o micro-framework Silex criado pelo francês Fabien Potencier junto com Igor Wiedler e o outro é o Respect\Relational um ORM criado pelo Alexandre Gaigalas, o famoso @alganet.

O Silex é um micro-framework que como o próprio site diz, foi construido sobre os ombros do Symfony2 e do Pimple, conciso, extensível e testável como toda aplicação deve ser ;)

O Respect\Relational é um excelente ORM fácil de usar/configurar, com features bem interessantes e uma incrível interface, faz com que escrever consultas ao banco de dados seja muito mais compreesível para nós, humanos.

Quais são as vantagens de usar um micro-framework? Bom, na minha opinião os micro-frameworks são mais flexiveis que frameworks, a responsabilidade de uma boa organização/arquitetura da aplicação depende muitos mais do desenvolvedor do que nesessáriamente do micro-framework.

Ai você me pergunta, tá mas e as desvantagens? E aí eu te respondo, cara, use pra saber, mas no geral ele não tem toda aquela “ajuda” que os frameworks te dão e também não são indicados para aplicações muito grandes apesar de isso não ser de fato uma restrição.

Bom, tudo que eu falei são opiniões e é claro, as suas podem ser diferentes, então fique a vontade para comentar :D

Depois de tudo isso vamos para a parte de código do artigo, o Silex trabalha com Providers, e eu criei o RespectRelationalServiceProvider, para usar o Mapper do Respect\Relational.

Pra registrar um provider é bem tranquilo, é só fazer como no código abaixo:

 

 

Depois de feito isso você pode pegar o Mapper default (sempre o primeiro definido) em qualquer lugar da aplicação em que você tenha a sua “$app” dessa forma:

A partir daí você pode utilizar todas as features do Mapper do Respect\Relational que estão no Github do projeto da maneira que quiser \o/

Olha como ficaria uma rota que recebe dados de um formulário para criar um autor por exemplo:

No exemplo acima eu estou utilizando além do provider do Respect\Relational o de Form e o do Twig.

Ah e quer saber como ficaria a atualização desse autor? Desse jeito aqui:

Bem legal né? =D

Bom galera, era isso, se você se interessou por algum desses dois, você pode visitar o site do Silex e o Github do Respect\Relational para aprender mais.

Valeu e keep learning!

Tags: , ,

Sobre Willian Campideli Carminato

Sou formado em Ciências da Computação e Pós Graduando em Engenharia de Software, trabalho com desenvolvimento web desde 2008. Tenho conhecimento em diversas tecnologias mas curto mesmo é PHP \o/. @willcampideli

Mais posts de .