Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

Visibilidade de RFCs referentes a processos da comunidade

Por em em rfc

Versão 0.1
Rascunho: 2016-02-22
RFC: 2016-02-25
Encerramento da votação: 2016-03-04
Autor: João Paulo
Status: Aprovada

Motivação:

Por muitos ano o PHPSP foi visto como uma “panelinha de 3 ou 4 que decidiam”. Essa realidade e sua percepção mudou (ou vem mudando) e para tornar esse processo mais rápido e claro é importante que a comunidade seja cada vez mais transparente. O objetivo dessa RFC é tornar público o acesso às RFCs (e suas discussões) referentes a processos da comunidade. Para tanto, todas as RFCs e /ou propostas de RFCs que tratem de processos e/ou procedimentos e que não tenham informações sigilosas de pessoas, parceiros e/ou seus representantes devem ser acessíveis por toda a comunidade.
Como é muito complexo estipular os limites do que esta dentro do contexto de “processos e procedimentos da comunidade”, seguem exemplos do que, perante esta RFC, não faz parte dos processos e procedimentos da comunidade:
– Quaisquer RFC que envolva pessoas nominalmente sendo ela para adesão ou exclusão de Evangelistas, punições (ou revogação delas) de membros por violações de regras e/ou Código de Conduta a fim de não ferir o direito de privacidade das pessoas citadas
– Quaisquer RFC que envolva valores ou negociações com parceiros, protegendo os segredos comerciais de cada um.
Essa RFC não se propõe a alterar quem pode votar nas RFCs (quem tem karma), apenas quem pode visualizá-las.

Implicações:

O sistema atual de RFC precisa ser atualizado. Atualmente ele se baseia somente em uma única categoria de RFCs (rfc) cujo acesso é restrito. Deverá, portanto, ser dividido para que a seja possível termos RFCs públicas.
O processo de apreciação das RFCs deve também ser ligeiramente alterado. Nos casos cobertos por essa RFC, ao invés de enviar o email para internals@phpsp.org.br o destinatário deve ser phpsp-internals@googlegroups.com para que a comunidade possa ver e opinar nos temas ali discutidos.

Decisão:

Devemos tornar públicas as RFCs que tratem de de processos e/ou procedimentos e que não tenham informações sigilosas de pessoas, parceiros e/ou seus representantes?