Fork me on GitHub

Grupo de desenvolvedores de PHP do estado de São Paulo
Próximos encontros e eventos? Visite a página do PHPSP no Meetup

PHPUBSP – Bibliotecas, frameworks e afins

Por em em Notícias

Salve galera

Nosso tradicional evento mensal volta na próxima terça-feira, 26 de Fevereiro, as 20h como de praxe. O local? Tribeca Pub – Rua Ramos Batista 378 – Vl. Olimpia, Capital.

No encontro desse mês vamos bater um bom papo sobre bibliotecas PHP – micro e fullstack frameworks, componentes, bundles e módulos – empacotamento e repositórios. A mesa redonda é aberta a todos para opinar, comentar, reclamar e se descontrair.

Para participar basta aparecer… mas se quiser socializar visite a página no Facebook ou Google+

Até lá

Sobre Duodraco

Head of Technology do Birdie, Ativista e Co-criador do PHPSP (sim, não foi criado por uma pessoa só), Palestrante nos principais eventos de tecnologia do país, Articulista da revista iMasters, Mantenedor do Drakojn, Evangelista opensource, Desenvolvedor de Software e de Pessoas.

Mais posts de .

  • Guilherme Santana Alencar

    PHP Desktop (Chromium)

    http://code.google.com/p/phpdesktop-chromium/

    PHP Desktop (Chromium) é um projeto de código aberto desenvolvido por Guilherme Alencar para prover um meio de desenvolver aplicações desktop nativas utilizando tecnologias web como PHP, HTML5, JS e SQLite. Engloba um navegador web (Chromium, uma versão livre do navegador Chrome do Google), um servidor web embutido (nativo da linguagem PHP desde a sua versão 5.4.0), e o interpretador PHP, com a extensão sqlite3 para banco de dados da aplicação.

    A idéia é inspirada no conceito de SSB (Site-Specific Browser), que consiste em adaptar um navegador para rodar aplicações web no modo desktop de modo específico para sua aplicação. Em alguns navegadores esta funcionalidade é adicionada com Extensões, mas no Chromium esta função é nativa com a opção -app=”site”.

    Há um outro projeto PHP Desktop, desenvolvido por Czarek Tomczak (http://code.google.com/p/phpdesktop/), no qual este foi inspirado. O meio utilizado por Czarek para alcançar os seus objetivos é distinto, a saber, compilar uma aplicação com a mesma engine do Chrome utilizando um framework chamado CEF (Chromium Embedded Framework), que se assemelhará a um navegador executando o servidor Web PHP embutido num mesmo executável. Isto será muito mais limpo, rápido e menor. O projeto PHP Desktop de Czarek também é mais abrangente, pois pretende alcançar mais navegadores, enquanto este se prende ao Chromium (embora possa ser implementado para outros navegadores também, por meio de extensões, como já referido).

    O projeto de Czarek já criou uma aplicação SSB para Microsoft Internet Explorer, o que é vantajoso, pois o projeto é pequeno por rodar a versão do Internet Explorer do Host, e não um Internet Explorer embutido (isto tem vantagens e desvantagens, pois você nunca saberá que versão do Internet Explorer o Host terá instalado).

    A versão para Chromium de Czarek ainda não possui release, e este projeto pode ser utilizado enquanto isso não ocorre.

    Outras vantagens de se utilizar este projeto é a possibilidade de utilizar recursos do navegador na sua aplicação, como a opção Ctrl+Print (o que não foi implementado ainda no CEF). Também existe a possibilidade de utilização de Extensões do navegador Chromium na sua aplicação, o que pode acrescentar funcionalidades interessantes.

    O modo de desenvolver é o mesmo para uma aplicação Web para WAMP (Windows, Apache, MySQL e PHP). Coloca-se a aplicação na pasta www, em que o primeiro arquivo a ser executado deve-se chamar index.php ou index.html. Depois, basta executar o Launcher.exe que executará o servidor PHP (phpdesktop.exe, que é o mesmo executável do php.exe do zip obtido em php.net), e o navegador Chromium apontando para o endereço 127.0.0.1 na porta 54007 (http://127.0.0.1:54007/). Se a janela for fechada, o executável phpdesktop.exe é eliminado da lista de processos do Windows utilizando Javascript e PHP.

    Por enquanto o projeto roda apenas em Windows.
    Descrição das Aplicações

    PHP 5.4.12, Chromium (Portable) 26.0.1410.5, jQuery Javascript Library 1.6.2.
    Extensões do PHP

    As extensões utilizadas são: cURL, SQLite3, OpenSSL, PDO (SQLite). Outras extensões podem ser utilizadas baixando-se o zip da versão 5.4.12 do php em php.net e colocando a dll desejada em ext/, e depois ativando-a em php.ini. Extensões sugeridas são GD2 (para geração de imagens) e extensões para habilitar suporte a outros bancos de dados (MySQL, PostgreSQL). 

  • Bruno Porto

    A um projeto que é similar a esse do PHP Desktop, vale a pena dar uma olhada: http://www.tidesdk.org/