A Comunidade

Intro

São Paulo é dona de uma fração incrível de vagas na área de TI, um mercado de trabalho maior que qualquer outro estado do Brasil. Desta forma, essa megalópole possui também uma parcela enorme de desenvolvedores PHP, além das melhores vagas e mais maravilhosas oportunidades em nossa área.

Esta é a principal motivação por trás da criação de um Grupo Oficial de Usuários PHP em São Paulo. O PHP precisa deixar de ser visto como uma plataforma amadora, e mostrar-se como o ambiente poderoso que é, dando a nós, desenvolvedores e entusiastas, o verdadeiro universo Enterprise que é merecido pelo PHP, do qual já desfrutam nossos amigos de outros países. Para isso temos algumas missões a cumprir, que vou citar abaixo:

  1. Levar mais conhecimento/treinamento para os programadores iniciantes/avançados
  2. Representar o PHP e fazer a ponte entre programadores e empresas contratantes
  3. Fomentar o mercado e chamar mais atenção para a linguagem e suas capacidades

O que esperar do PHPSP?

Nossa proposta vai contar muito com a união e auxílio de todos os membros do grupo. Algumas Ações já foram definidas, porém muitas virão da comunidade e do feedback que recebermos. Para podermos então atingir os pontos citados anteriormente, queremos:

  1. Realizar eventos no estilo un-conference, ou seja, iremos nos reunir em um espaço adequado, onde realizaremos uma ou duas palestras dadas por membros do grupo, previamente definidas, ou definidas por voluntários no local. Dependendo de patrocínios podemos até comer uma pizza após as palestras, deixando espaço de sobra para o networking.
  2. Seguindo esta linha, em períodos menores queremos organizar eventos informais, como cervejadas. Nestes eventos o principal será justamente o networking e a integração dos membros.
  3. Site. Queremos potencializar o site do PHPSP para ser um grande agregador de conhecimento sobre PHP, proveniente dos membros do grupo, divulgando os blogs dos membros e gerando mais atenção para os mesmos.
  4. Empregos. Trabalhando com a iniciativa OPHPen (http://www.ophpen.org) estamos procurando integrar em nosso site um espaço para anúncio de vagas e cadastro de profissionais.

Este é o começo, já estamos entrando em contato com parceiros para poder viabilizar todas estas ações e trazer ainda mais informação ao grupo. A primeira destas parcerias já rendeu frutos. Nos primeiros encontros do grupo estaremos distribuindo CDs com software da Oracle, versões de teste e versões especiais para desenvolvedores, além dos mais novos drivers Oracle para o PHP, ainda não divulgado ao público em geral. Esta parceria foi firmada ao final do PHP Conference 2008 que rendeu também algumas idéias sobre palestras e eventos especiais que iremos realizar, relacionados à ZCE.

Missão

Promover a evolução de entusiastas da plataforma PHP por meio de eventos, palestras, conteúdo multimídia, desenvolvimento de projetos e treinamentos, tendo como base o bom trato com as pessoas e a qualidade de nossas ações.

Visão

“Ser a comunidade referência em disseminação de conhecimento, integrando desenvolvedores de todos os níveis e empresas, promovendo a inclusão, formação e qualificação profissional de alto nível e evangelizando o ecossistema PHP.”

Valores

  • Amizade
  • Respeito e Inclusão
  • Transparência, Honra e Confiabilidade
  • Código Aberto
  • Qualidade e inovação
  • Comunidade altruísta, inclusiva, adaptativa
Acha que esse conteúdo possui erros ou poderia ser aperfeiçoado? Colabore!