Introdução ¶
Recentemente fui ao meetup da comunidade de PHP de Dublin onde o Daragh O'Shea fez uma interessante apresentação sobre sites estáticos.
Com a ideia de modernizar um pouco o site do PHPSP decidimos simplificar o site, tornando-o estático e tendo seu conteúdo "gerenciado" diretamente pelo GIT com todo seu conteúdo sendo feito por meio de arquivos no formato MarkDown.
Acreditamos que com isso o site ficará mais rápido e mais fácil de ser gerenciado por toda a comunidade. Não há mais a necessidade (nem a barreira) de ter conta para gerenciar o conteúdo e nem conhecimentos profundos no template utilizado para conseguir introduzir novas áreas no site.
Site Estático? ¶
O novo site, como mencionado, é estático. Isso significa que no momento de deploy todo o conteúdo é "convertido" em HTML e o conteúdo gerado que fica disponível para todos que acessarem o site. Ou seja, não há conexão ao banco de dados, não há um "backend", o site todo está disponível no GitHub da comunidade e pode (e deve!) ser atualizado por todos através de um PR.
Gerador de site estáticos - Jigsaw ¶
Por ser uma comunidade de PHP nós optamos por utilizar um gerador de site estáticos feito em PHP, a escolha foi simples e direta! Escolhemos pelo Jigsaw, que por sua vez é baseado no Laravel Framework.
O Jigsaw é ao mesmo tempo simples e completo. A curva de aprendizado é rápida e o resultado fantástico.
Servidor - Netlify ¶
Mundialmente conhecido como uma excelente ferramenta para deploy de sites estáticos o Netlify é super intuitivo e possui a funcionalidade de "escutar" as mudanças no repositório do site e fazer o deployment sempre que pertinente.
O Netlify ainda possui a funcionalidade de gerar previews para todos os PRs, possibilitando que o resultado final possa ser analisado antes do conteúdo se tornar "oficial".
Exemplo ¶
Acho que o melhor exemplo é o próprio site do PHPSP, veja o repositório e se tiver alguma dúvida entre no nosso Slack!
Abraços