Organização de Ideias - Mindmap

por Airton Zanon em 19/10/2018

Provavelmente em alguns momentos você já sentiu que se perdeu em suas ideias. As vezes dentro de um projeto do trabalho ou até mesmo pessoal, as vezes dentro de uma apresentação ou também em relacionamentos e afins.

A questão é que normalmente nossa mente não consegue ver as cosias claras quando se está envolvido em algo. Precisando desenhar, escrever ou pedir a opinião de um terceiro.

Organização não é o meu forte e acredito que muitos da área também sofrem com esse problema. Sempre tem algo que está fora do lugar, ou até mesmo não está lá.

Para isso existe os Mind Maps (ou também conhecido como diagramas ou brainstorm), mas estou aqui para falar de organizar uma ideia principal. Uma ideia que no inicio parece simples, mas que vai crescendo e tomando uma dimensão descontrolada. Para isso a tecnologia nos ajuda com alguns facilitadores grátis!

Um dos que eu mais gostei e estou utilizando é o MindMapFree, ele tem uma pegada mais simples e dá flexibilidade ao usuário, podendo exportar para imagem ou salvar em json e continuar depois.

Também temos o Bubbl que já traz a ideia de brainstorm, que parece bem com um fluxograma, é possível criar conta e também salvar seus projetos na própria plataforma.

O MindMup é bem parecido com o Bubbl, mas dá a possibilidade de salvar os projetos direto no Google Drive, também pode ser criada uma conta e salvar os projetos publicamente (free) ou privado (pago), ou seja, ele pode ser utilizado em grupo, um grande diferencial.

Por último, porém não menos importante temos o Text2MindMap, ele é diferente dos demais, pois no mesmo você cria toda a estrutura do Mind Map em texto e dependendo de sua endentação, ele gera o desenho do mapa. Muito interessante também a ideia, pois não é necessário criar conta e é possível salvar e continuar quando precisar.

Visto vários tipos e estilos de Mind Maps é possível selecionar qual é o que mais se encaixa com seu gosto e problema. Deixando sua ideia muito mais fácil de entender e não se perder em certo ponto do projeto.

Acha que esse conteúdo possui erros ou poderia ser aperfeiçoado? Colabore!