PHPSP + PUB Janeiro 2020

por José Filho (Zé) em 25/01/2020

Pra quem não conhece o PHPSP + Pub é o evento mais antigo da comunidade PHPSP, acontece (sem falta!) toda segunda quinta-feira do mês e já estamos indo para o oitavo ano de evento o/

No dia 09/01/2020 aconteceu a primeira edição do PHPSP + Pub do ano, no bar Laje 795, onde há aproximadamente 2 anos temos hosteado nosso evento numa parceria muito massa com o João! Para comemorar a entrada do novo ano e mais uma edição do Pub tivemos casa graças a uma galera maravilhosa, o que tornou o evento muito produtivo!

O PHPSP + Pub segue a dinâmica do Shark Bowl onde a ideia é coletarmos assuntos com os participantes, organizar um bate-papo interativo onde cada assunto tem um tempo pré determinado para ser discorrido e a ideia é que todos consigam participar das discussões, sem certo ou errado, sem jr. ou sênior!

O objetivo é compartilhar a experiência e enriquecer a dinâmica. Nesta edição tivemos assuntos muito bacanas e é isso que vim trazer hoje, bora lá?!

Cada assunto que rolou, sem sombra de dúvidas, valeria por sí só um post dedicado! A ideia é trazer um resumão (bem resumão mesmo) do que rolou, não vou conseguir entrar a fundo em nenhum assunto aqui mas assim quem não pôde ir pode ao menos levantar os tópicos que a comunidade vem discutindo, quem não conhece pode ter uma idéia de como é o evento e quem conhece e faltou pode se arrepender de ter perdido uma roda de discussão muito massa!

Espero te ver no próximo!

Um dos temas que sempre acaba surgindo na roda é sobre frameworks e é claro que nessa edição não podia faltar!

Frameworks

Nosso amigo Rodrigo Soares introduziu sua pergunta "Que framework vocês usam no dia a dia?" e apesar de parecer trivial respondê-la, rolou um papo bem bacana, a grande maioria respondeu sobre o Laravel mas o ponto chave da discussão foram os toques de como escolher seu framework e o porque cada um usava aquele que foi escolhido!

Generators

Depois de um assunto polêmico, porque não botar lenha na fogueira e trazer a discussão para um lado mais técnico e enriquecer o dicionário de buzzwords da galera? Nesse sentido eu fiz a seguinte pergunta: "Você faz uso de generators? Qual a frequência que você vê necessidade em usar esse tipo de coisa?" aproveitando a presença do @Nawarian nesta edição (que escreveu um post muito massa sobre generators) tentei entender se a galera está habituada com esse tipo de estrutura e o mais legal é que uma parte da galera não sabia o que eram generators. Foi ai que convidei o Nawarian a fazer uma introdução sobre a estrutura e foi só sucesso! O pessoal que não sabia o que era saiu com uma visão mais aberta e a galera que já conhecia pôde compartilhar como e porquê/qual momento esse tipo de estrutura se faz necessário, o assunto rendeu e o pessoal curtiu bastante!

Startups ou empresas "consolidadas"

Na nossa área temos a oportunidade de trabalhar em diversos nichos, não dá pra negar, e muitas vezes quando estamos procurando o primeiro emprego ou até mesmo procurando aquela mudança de ares, uma dúvida vêm à cabeça: melhor ir para uma startup ou uma empresa já "consolidada"? E essa também foi a dúvida do nosso amigo Davi!

Foi um tema que o pessoal gostou bastante, muita gente participou da discussão e foram levantados pontos muito bacanas! A galera ressaltou a oportunidade que uma startup traz de podermos crescer junto a ela e também entender como uma empresa começa e passa por seu processo de maturidade. Muitos também ressaltaram o valor que uma empresa já "consolidada" pode trazer como por exemplo um produto mais maduro ou um modelo de negócio já validado.

Claro que sempre lembrando que existem casos e casos, o mais legal é que não puxaram a sardinha para nenhum lado, cada um pode dar seus pontos bons e ruins de cada tipo de empresa. Foi demais!

PHP 7.4

A comunidade está cada vez mais aquecida! Estamos com bastante coisa nova saindo e muita coisa maravilhosa está por vir nas próximas versões do nosso querido PHP! Recentemente tivemos o lançamento da versão mais atual dessa linguagem maravilhosa, a versão 7.4, que marcou com várias coisas importantes como por exemplo:

  • Preloading;
  • Typed Properties;
  • Short closures (arrow functions).

E além das novidades foi nesta versão que foi declarado o EOL do php 7.1 (e você aí? Ainda no php 5.6? Deus tá vendo!)

Neste sentido, nosso camarada sempre presente Rodrigo Capilé soltou a bomba: "Já estão usando o php 7.4 em produção?" Por quê bomba? Porque cada um pôde dar sua desculpa por não ter atualizado!

Brincadeiras a parte o pessoal ressaltou a importância de -sempre que puder- manter a versão do PHP e pacotes atualizada dando toques de segurança, performance etc. Até o momento não tivemos guerreiros(as) já com php 7.4 em produção e uma galera explicou que já tinha a nova versão em ambientes de teste e logo logo virariam a chave! A parte legal foi ver que a maioria estava engajada com a nova versão e se preparando para por no ar, é massa demais ver geral atualizado!

Nivelamento de carreira

Uma dúvida que muita gente tem é sobre nivelamento de carreira e pensar em jr, pleno, sênior e especialista nem sempre faz muito sentido.

Tirando um pouco os rótulos, eu introduzi o assunto "Como você se nivela na carreira" para a discussão para esquecer jr ou sênior e pedi para a galera compartilhar como é que fazem para se atualizar, uns toques de como estudar para se manter competitivo no mercado e dicas de como estar mais confiante com o mercado de modo geral.

Foi interessantíssimo o papo, alguns deram a dica de pegar testes de empresas no github, ir a palestras/workshops/hackathons e é claro: participar do PHPSP + Pub! Ok… esse último fui eu quem falei! Mas pelo texto já dá pra ver que é uma dica duca, falaí!

Sobre ser desenvolvedor

Aproveitando o gancho, nosso amigo Davi tirou aquela dúvida que não se cala: Qual motivo de você ser desenvolvedor?

Cara… aqui foi legal demais! Muita gente quis participar dessa e os motivos são os mais diversos. Obviamente não quero expor ninguém então se você quiser saber esse tipo de parada vai ter que participar do próximo evento que tenha uma pergunta assim mas só pra te deixar curioso: Rolou de tudo!

Java vs PHP

Obviamente não pode faltar uma boa treta… Brincadeira!

Nosso parceiro de comunidade Bob que além de participar ativamente no PHPSP é um dos fundadores do PHPSP Campinas deixou essa dúvida para o final, pra dar aquela agitada na galera: Por que Java é melhor que PHP?

Foram levantados vários pontos, desde complexidade à produtividade, passamos pelos pontos de o que cada linguagem resolve e de que forma, e o mais importante não foi falar porque uma ou outra é melhor mas sim abrir a cabeça da galera e mostrar que é a própria comunidade que vai mostrar o espaço de cada linguagem e entre Java e PHP existe muito isso, o pessoal pôde debater a diferença entre ter uma linguagem mantida por uma empresa e uma mantida pela comunidade. Show de bola!

CI/CD

Com certeza um dos pontos mais discutidos na cultura DevOps é CI/CD e na nossa comunidade é que não iria faltar!

Nosso camarada (que tava bem sumido!) Samuel Fontebasso perguntou sobre "Qual ferramenta de integração contínua/deploy continuo está usando?"

Aqui, como não poderia ser diferente, o pessoal falou sobre diversas ferramentas de mercado como Travis, Jenkins, pipelines de provedores como bitbucket e gitlab pipelines.

Vale lembrar também que recentemente tivemos uma talk muito massa do @Joubert sobre o Deployer e outros materiais que temos feito pela comunidade. Vale a pena ficar ligado que esta talk sairá em breve no youtube!

Foi muito interessante ver que não há uma ferramenta dominante - a comunidade está bem ativa neste ponto- e como serviços diferentes estão atendendo as necessidades da galera de forma diferente! Top demais!

Menções honrosas

Infelizmente nosso evento tem hora pra acabar =/

Ainda tínhamos bastante assunto interessante mas chegou a hora de encerrar, só pra você ter ideia, a galera ainda queria falar de:

  • Métricas de qualidade de entrega, o que usar?
  • Google vs AWS. Vale a pena migrar para economizar?
  • O que usam para monitorar a aplicação?
  • Estão utilizando PHP com Serverless?
  • Já estão de acordo com a LGPD?
  • Quais PSR vocês acham que um projeto, no mínimo, deve seguir ?
  • Arquitetura BDD se encaixa em qualquer sistema?

Fala a verdade, que comunidade engajada, né não?

Infelizmente não tivemos tempo para esses assuntos mas com certeza traremos em outras edições!

Aliás, a próxima edição já tem data, e tenho certeza que depois dessa tu não vai ficar de fora, né não?

Em nome da comunidade gostaria de agradecer a todos que participaram do evento e dizer que vocês são foda demais e tornaram o encontro um sucesso!

Até a próxima.

Acha que esse conteúdo possui erros ou poderia ser aperfeiçoado? Colabore!