3 Projetos para Iniciar no Hacktoberfest 2019

por Níckolas Silva em 09/10/2019

Outubro já chegou e com ele dois assuntos importantíssimos irão nos acompanhar o mês inteiro: o Outubro Rosa (pesquise) e a Hacktoberfest. Vamos focar no segundo, que provavelmente é o motivo de tu ter chegado até aqui ;)

Hacktoberfest? Diabéisso!?

Conduzido pela DigitalOcean, o Hacktoberfest é uma iniciativa para incentivar desenvolvedores(as) a contribuir com projetos Open Source. Todo mundo ganha: os projetos evoluem, o(a) dev ganha atividade no Github e como incentivo a DigitalOcean presenteia quem contribuiu com uma camiseta de edição limitada para que você possa mostrar ao mundo que contribuiu com essa iniciativa.

Neste post eu vou explicar de forma resumida o que é o Hacktoberfest, como participar, vou deixar algumas dicas de como contribuir e, por fim, deixarei 3 projetos incrivelmente simples para que você possa começar com o pé direito no Hacktoberfest 2019.

Não repare nas informações duplicadas em alguns subtítulos, a ideia é que você possa voltar aqui mais tarde e encontrar facilmente a resposta que procura sem precisar ler tudo de novo :)

Com que frequência acontece?

O Hacktoberfest acontece entre os dias 1 e 31 de Outubro, desde 2014. A cada ano, durante todo o mês de Outubro.

Premiação

O Hacktoberfest oferece como prêmio uma camiseta especial da edição 2019, e também acompanha alguns adesivos pra tu colar orgulhosamente no seu notebook e fazer aquela pose nas conferências xD

Regras

A regra é clara! Você precisa enviar, no mínimo, 4 Pull Requests válidos para reposiórios abertos durante o mês de Outubro. E só vale dentro do Github. Vamos dar uma resumida aqui:

  • Apenas os 50 mil primeiros participantes receberão uma camiseta
  • Apenas pull requests abertos em Outubro no Github
  • Só vale Pull Request no Github
  • Pull Requests anteriores a Outubro não contam
  • Issues ou Commits não valem! Apenas Pull Requests
  • Você pode contribuir com seus próprios repositórios, mas essa não é a ideia .-.
  • O Pull Request não precisa ser mergeado pra contar. Mas se tu fizer spam, a galera vai pegar e o aí PR não conta mais
  • Você precisa estar cadastrado no site do Hacktoberfest
  • Seu PR não precisa resolver uma issue aberta, muito menos precisa estar marcado com a label Hacktoberfest. Qualquer PR em repositório aberto vale!

Como iniciar com o Hacktoberfest?

  • Registre-se no site oficial do Hacktoberfest
  • Procure um projeto que te interesse no Github e contribua com ele
  • Você pode verificar o seu progresso no site oficial

3 projetos simples para inciar com o Hacktoberfest

Sem ideias de com o que contribuir? Vou te deixar aqui três projetos com uma curva de aprendizado pequena o suficiente para que você possa começar a contribuir ainda hoje!

PHP The Right Way (PHP do jeito certo)

O projeto PHP the Right Way compila diversas boas práticas para desenvolvimento de software usando a linguagem PHP. O bacana deste projeto é que ele é amplamente traduzido pela comunidade de software. O phpsp é o atual responsável pela tradução pt-br do site.

Então dê uma olhada no Repositório de Tradução, ofereça seus Pull Requests corrigindo traduções, atualizando os textos para parear com a versão origianl em inglês ou mesmo corrija erros gramaticais ou de tradução.

Sua contribuição lá será muito bem vinda!

O site phpsp.org.br

Nem todo mundo sabe, mas O site da comunidade PHPSP também é Open Source e muito ativo! O site foi reformulado recentemente, então há várias melhorias a serem feitas: SEO, css, layout e novos POSTS.

Não conta pra ninguém, mas esta publicação também é pra contar no meu Hacktoberfest ;)

Seja melhorando a engine do site ou escrevendo conteúdo novo, deixe seu pull request no PHPSP que a comunidade consegue manter um SLA bem decente de resposta ;)

Aqui tem um exemplo de Pull Request para adicionar um post novo. (Recursividade rulezz)

Awesome PHP

Toda linguagem de respeito tem a sua Awesome List em algum lugar. A do PHP já tem mais idade que o Enzo ;) Se você conhece alguma ferramenta, website, conteúdo ou QUALQUER COISA que seja útil para desenvolvedores(as) PHP, manda seu Pull Request para a awesome list do php.

Claro que se você quiser escapar um pouco da linguagem e tiver algum conteúdo interessante para outras linguagens/ferramentas, você pode também buscar uma awesome list adequada aqui.

Conclusão

É isso. Curto e grosso. Vamos celebrar o mês de Outubro contribuindo com a comunidade open source de desenvolvimento, a botar no Brasil na lista do Hacktoberfest com um spike que não cabe no gráfico!

Acha que esse conteúdo possui erros ou poderia ser aperfeiçoado? Colabore!